fbpx
Email Marketing

Como Crescer Sua Lista de Emails | Seu Guia de Email Marketing

By abril 1, 2019 junho 2nd, 2019 No Comments
lista de emails: como construir

Nos dias de hoje qualquer negócio que tenha alguma ambição de crescer online precisa de uma estratégia de email marketing. Portanto, é essencial que você saiba como crescer e cultivar uma lista de emails.

Porque cultivar uma lista de emails?

Bom, a idéia é a seguinte: transações online geralmente requerem um nível maior de confiança do consumidor do que num estabelecimento físico.

Além disso, vale a pena lembrar que apenas cerca de 1-3% das pessoas que interagem com a sua marca estão dispostas a comprar agora, nesse exato momento. O resto dos 99-97% precisa de mais tempo pra saber sobre a sua oferta, pra adquirir confiança na sua marca, etc.

Por isso, ter uma audiência com a qual você possa estabelecer uma relação de confiança e simpatia é essencial.

Essa audiência pode ser uma lista de seguidores no Instagram, lista de inscritos no YouTube, fãs da sua página no Facebook, etc. Você ainda pode combinar algumas ou todas essas opções acima.

Só que tem um problema.

Colocar todas as fichas em seguidores de redes sociais é como construir uma casa no terreno de outra pessoa.

Qualquer mudança no algoritmo pode fazer o alcance orgânico das suas publicações desaparecer da noite para o dia. É justamente aí que muitos empreendedores online entram em pânico.

No entanto, uma audiência engajada na sua lista de emails é uma propriedade sua! Você determina como e quando você se comunica com a sua lista.

Por isso que uma estratégia de email marketing é essencial pra qualquer negócio on ou offline.

O valor de uma lista de emails

Segundo o serviço de email marketing Campaign Monitor, pra cada $1 investido na sua lista, $38 – $44.25 voltam pro seu bolso!

Isso significa um ROI (retorno sobre investimento / Return On Investment) de 3800%!

Assim, combinando sua lista com uma plataforma de email marketing (autoresponder) você pode gerar vendas automatizadas e gerar renda passiva.

Algumas estatísticas sobre Email Marketing

  • 33.8% dos adultos checam seus emails ao longo do dia. (fonte: Bluehornet)
  • Mais de 3 bilhões de pessoas estarão usando email até 2020. (fonte: Radicati)
  • 59% das pessoas dizem que email marketing influenciam as suas decisões de compra. (fonte: Salecycle)
  • 46% dos emails são abertos em smartphones. (fonte: Litmus)

Vale lembrar que estes números foram obtidos em pesquisas estatísticas sobre o mercado americano.

Por isso devemos tomá-los apenas como referência neste post.

Definindo alguns termos e jargões do Email Marketing

Antes de mais nada vamos definir alguns termos que usaremos ao longo deste post.

  • Leads – São os seus clientes em potencial. Pessoas que estão no seu nicho e que potencialmente estariam interessadas nos seus produtos e serviços
  • Recompensa Digital – O que os americanos chamam de “Lead Magnets“. Como o próprio nome diz, é o que você oferece a um Lead para convencê-lo a se inscrever na sua lista de emails.
  • Conversão – Uma conversão acontece quando um Lead realiza uma dada ação, como por exemplo se inscrever na sua lista de emails, realizar uma compra, etc.
  • Taxa de Conversão – É o número de pessoas que se converteram em Leads ou clientes, dividido pelo número total de pessoas que se depararam com sua oferta ou recompensa digital.
  • Call to Action – Quando você conclama seu leitor à realizar uma dada ação! “Clique aqui”, “Baixe seu documento grátis”, “se inscreva na nossa lista VIP”, etc.
  • Página de Captura – É uma página onde você ira capturar os dados do seu cliente em potencial. Nela, o seu Lead irá se deparar com a sua oferta (Recompensa Virtual).
página de captura exemplo
Exemplo de página de captura simples que converte

Os 3 passos essenciais para construir sua lista de emails

  1. Gerar tráfego para uma oferta
  2. Confeccionar uma oferta que converta
  3. Cadastrar Leads em uma plataforma de Email Marketing.

Antes de mais nada, vale a pena dizer que você sequer precisa de um website ou um domínio para construir sua lista de emails.

Muitas das plataformas de Email Marketing conhecidas oferecem um serviço de página de captura incluído no pacote. Isso te permite construir uma página com um formulário simples que vai captar e registrar os dados dos seus Leads.

Porém, ao longo deste guia nós consideraremos que o leitor possui ou tem a intenção de lançar um blog / website.

Lembrando que caso você não saiba como fazer, nós escrevemos um tutorial sobre como começar seu blog.

1) Geração de tráfego

Geração de tráfego é a arte de trazer pessoas para o seu site. Você pode fazer isso de forma paga ou de forma orgânica.

Construindo sua lista de emails com tráfego orgânico

Você capturar leads tanto em posts regulares do teu blog quanto em páginas de captura.

Infelizmente, você não tem como construir uma página de captura hoje e esperar que o Google te indexe amanhã.

Porém, você pode promover suas páginas de captura nas redes sociais. Assim você pode gerar tráfego já segmentado de forma orgânica direto pra sua página de captura.

Adicionalmente, ainda podemos ter uma estratégia para o tráfego orgânico de busca (Google, Bing, etc.).

Pensemos assim, tráfego orgânico de busca deve ser um objetivo de longo prazo. Você deverá criar conteúdo que te posicione nas buscas do Google.

Dessa forma, quando você tiver um fluxo de visitantes no seu site diariamente, você vai poder começar a capturar uma fração destes visitantes. Desde que você seus posts possuam formulários de captura e calls to action.

Então, a idéia é capturar estes leads tanto nos seus posts regulares quanto em páginas de captura. Vamos agora cobrir essas duas opções com mais detalhe.

Páginas de Captura

Uma página de captura é aquela página no seu site cujo único objetivo é converter o visitante em inscrito na sua lista de emails!

Portanto, Uma boa página de captura deve evitar detalhes desnecessários e distrações. Sua página de captura deve ter uma mensagem clara:

Inscreva-se.

Existem vários serviços que oferecem páginas de captura. Como veremos a seguir, Mailerlite é um exemplo de um serviço de email marketing que já vem com uma livraria de templates de ótimas páginas de capturas.

como fazer uma página de captura
Exemplo de página de captura disponível no Mailerlite

Então, o que caracteriza uma boa página de captura?

Não perca nosso guia completo sobre como fazer uma página de captura que converte em breve no blog.

Capturando leads nos seus posts regulares

Transforme todos os posts do seu blog em máquinas de converter visitantes em leads. As suas principais opções são:

  • Barra lateral do seu site:
widget de captura, lista de emails
Exemplo de widget de captura na barra lateral de um post

Repare o call to action chamando o leitor para clicar no botão destacado em verde.

  • Capturar leads com Pop-ups

Pop-ups são aquelas caixinhas que aparecem do nada quando você visita uma dada página. Elas podem ser eficientes, mas também podem aumentar a taxa de rejeição do seu site. Use com cuidado.

O serviço de captura de emails Optimonk usa a seguinte Pop-up pra capturar leads:

exemplo de pop up
Exemplo de Call to Action do site Optimonk

Da mesma maneira, você pode colocar formulários de captura e calls to action ao longo do próprio post do seu Blog, no rodapé, cabeçalho, etc.

Se você não sabe como fazer pop-ups e formulários de captura que convertam, fique ligado nas próximas postagens do nosso blog pois nós vamos cobrir todos estes detalhes mais técnicos.

Construindo sua lista de emails com tráfego pago

Ao contrário da estratégia orgânica, no caso do tráfego pago você tem que dispor de um investimento inicial pra construir sua lista de emails.

Sim, eu entendo. Parece meio sem sentido, pagar pelo email de pessoas sem saber se algum dia elas vão comprar alguma coisa de você.

Mas acredite, a matemática bate!

A razão disso é que você vai ter a oportunidade de se comunicar com a sua lista por meses ou até por anos. Isso te dará inúmeras oportunidades de educá-los, entretê-los, oferecer informação de valor e eventualmente oferecer seus produtos e serviços.

Então, é exatamente por isso que tantos negócios online investem em crescer sua lista de emails logo no primeiro dia em operação.

Vamos aos números

Imagine que você gastou R$ 0,40 por inscrito na sua lista e obteve um total de 2500 assinantes na sua campanha de tráfego pago pra construir sua lista.

Isso significa que você pagou R$ 1000 reais por essa lista.

Agora vamos imaginar que você irá enviar apenas dois emails por semana aos seus novos assinantes. No final de 3 meses você terá enviado 24 emails. Considerando que apenas 1/4 destes emails serão email com promoções e ofertas dos teus produtos e serviços, você teve 6 oportunidades de vender pra sua lista.

Continuando com nosso exercício, imaginemos que apenas 5% dos seus inscritos de fato clicam no link com a sua oferta. Você teria 900 visitas na sua página de vendas.

Assim, se essa página estiver convertendo 10% dos visitantes em compradores, no final de 3 meses você teria feito 90 vendas! Se seu produto estiver na faixa de preço dos 100 – 300 reais, em 3 meses você já teria recuperado seu investimento inicial.

Só que tem o seguinte, sua lista não some depois de 3 meses.

Se você continuar oferecendo conteúdo de valor à sua lista, ela vai continuar te gerando dividendos por meses e até anos.

2) O que oferecer como recompensa digital?

Pra convencer o seu leitor a se cadastrar na sua lista de emails você precisa oferecer uma recompensa digital. Deve ser algo que gere valor pra pessoa que está visitando o seu site.

Não ofereça E-book grátis!

Sério, ninguém se importa.

Não é fazendo a mesma coisa que todo mundo faz que você vai se destacar no seu niche.

A recompensa virtual com a melhor taxa de conversão é aquela que é contextual.

Por exemplo, digamos que você está no niche de planejamento financeiro. Digamos ainda que você escreveu alguns posts sobre como planejar um orçamento mensal, trimestral e anual para finanças pessoais.

Ao invés de oferecer um E-book que ninguém quer, você pode confeccionar um template no Excel com uma planilha prontinha pro seu leitor só entrar com os dados e começar a planejar o orçamento diretamente graças à sua ajuda.

Essa é a idéia! Focar no problema real que o seu leitor tem e oferecê-lo uma pequena vitória.

3) Cadastrando sua lista de emails nas plataformas de Email Marketing

Minha esposa e eu já usamos basicamente todas as grandes plataformas de Email Marketing e autoresponders que existem no mercado.

Portanto, nossa recomendação pra quem está começando agora é testar as plataformas gratuitas nessa fase de aprendizado.

Email Marketing gratuito

As duas melhores opções para você iniciar no email marketing sem gastar nenhum dinheiro são Mailchimp e Mailerlite.

  • Mailchimp:

Com Mailchimp você pode ter até 2000 inscritos e mandar 12000 emails por mês sem pagar nada. O único problema é que certas funções não estão disponíveis para contas gratuitas.

Por exemplo, a segmentação avançada não está disponível para contas gratuitas. Além disso, vc não poderá remover o logotipo da plataforma, o que tira um pouco o ar profissional dos seus emails. Mas no geral é uma ótima plataforma.

Se cadastre no Mailchimp aqui.

  • Mailerlite:

Uma alternativa ao Mailchimp no quesito email marketing grátis. O único problema de Mailerlite é que ele só permite 1000 inscritos na sua lista de emails como limite do plano grátis.

Por outro lado, você pode usar muito mais funções como construir páginas de captura, formulários pop-up (que de fato são muito melhores que os de Mailchimp), fazer teste A/B, e tudo isso incluído no plano grátis.

Se cadastre no Mailerlite aqui.

crescer sua lista de emails com pop ups
Exemplo de pop-up do Mailerlite. Os templates de pop-up da plataforma são muito superiores ao do Mailchimp e gratuitos até 1000 inscritos

Além disso, a outra vantagem do Mailerlite é que quando você tiver pronto pra passar pro plano pago, ele custará somente $15 até 2000 inscritos, e $30 até 5000 inscritos, o que é muito mais barato que Mailchimp.

Esse foi nosso guia.

Qualquer dúvida ou comentário mandar ver aí na seção de comentários logo abaixo.

Estamos aí mesmo pra atender às suas dúvidas.

Leave a Reply