Dicas de BlogIniciantes

Como Criar um Blog de Sucesso do Zero – Um Guia Passo a Passo

By fevereiro 17, 2019 março 12th, 2019 No Comments
como criar um blog do zero

Esse guia é pra você que já tem em mente um nicho de mercado e vem pensando em criar um blog de sucesso mas não sabe por onde começar. Parabéns, você está no lugar certo!

Nesse mini tutorial você vai aprender como se sai do zero para começar um blog profissional em cerca de 20 minutos. E mais, tudo isso com mínimo investimento.

Eu sou Rodrigo Fernandes e, junto com a minha esposa, já criei mais de uma dezena de blogs absolutamente do nada para nossos próprios negócios e também o de terceiros.

Se você travar em algum ponto desse tutorial, não deixe de escrever pra gente. Fazemos questão de entrar em contato e te ajudar a sair do zero e publicar seu primeiro artigo.

Beleza. Aproveita agora pra preparar aquele café porque você vai começar a construir o seu primeiro Blog. Esse processo pode levar de 20 – 30 minutos.

5 Passos do Tutorial

  1. Decida Sobre a Sua Plataforma de Blog
  2. Escolha seu Domínio e Serviço de Hosting
  3. Instalar o CMS (WordPress Recomendado)
  4. Faça o Design do Seu Blog
  5. Lance seu Blog

Passo 1: A Plataforma de Blog

Os dias de sair na mão com HTML, CSS e PHP para construir seu website já eram. Hoje em dia nós podemos contar com os CMSs (Content Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo)

Os CMSs permitem um total gerenciamento de dados em websites de forma central e simplificada. Dessa forma, vários contribuidores podem editar, adicionar e remover conteúdo caso tenham acesso ao sistema.

Um CMS torna a tarefa de construir um website tão simples quanto a de aprender a usar o Microsoft Word.

Entre os CMSs mais populares, podemos destacar:

  • WordPress
  • Druppel
  • Blogger
  • Joomla
  • Shopify (Ecommerce)
  • Magento (Ecommerce)

O CMS mais popular da internet é o WordPress. Ele é Open Source e completamente gratuito.

Ou seja, é perfeito para iniciantes e ainda por cima, caso você tenha algum caguete de programador, você pode personalizar seu site totalmente a seu gosto sem nenhum problema.

A nossa recomendação, seja para iniciantes ou para quem tem experiência, é o WordPress.

Isso porque a plataforma possui uma biblioteca gigantesca de ferramentas, temas e plugins, além de muita fonte de informação online para todos os níveis, desde o iniciante até o avançado.

Então pode ficar tranquilo porque o WordPress funcionará perfeitamente independente do seu modelo de negócios. Seja para marketing de afiliado, ganhar dinheiro com Ads de redes de propaganda, lojas virtuais, etc.

Para lojas virtuais, o Shopify também é uma ótima opção. Em breve lançaremos um tutorial equivalente pra você montar sua loja virtual.

Passo 2: Escolha Seu Nome de Domínio e Hospedagem

Aqui é onde seu Blog começa mesmo a tomar forma. Você precisa de um nome para o seu negócio e de um domínio, que será seu endereço online.

Por exemplo, o nome do nosso negócio é “Partiu, Negócio Online” e nosso domínio é “partiunegocioonline.com”.

Este domínio aponta para um par de servidores chamados DNS e estes servidores apontam para o servidor onde meu site está localizado.

Depois de registrar seu domínio, você precisa contratar um serviço de hospedagem.

A empresa de hospedagem te dará espaço em um servidor (ou um servidor dedicado) onde seu Blog irá residir. O domínio traduz o endereço deste servidor pra um nome comercial e que representa a sua marca.

Verifique disponibilidade nas redes sociais com Namecheckr

Dica dos Pros:
É importante você se certificar de que o nome do seu negócio esteja disponível nas principais redes como o YouTube, Facebook, 
Instagram, Twitter, Pinterest (etc), antes de escolher seu domínio.

Uma forma de fazer isso e poupar um montão de tempo é usar o site namecheckr.com. É completamente gratuito e uma mão-na-roda:

Site que verifica disponibilidade do seu nome de domínio junto com todas as principais redes sociais ao mesmo tempo.

Depois que vc escolheu o nome pro seu negócio e certificou a disponibilidade do domínio e nas redes sociais com namecheckr, é hora de registrar o domínio e contratar seu plano de hospedagem.

As empresas de hospedagem que recomendamos são as listadas na homepage do WordPress como melhores soluções para a plataforma:

1) Bluehost – Umas das empresas mais bem avaliadas no mercado internacional.

Escolhendo o serviço de hospedagem WordPress mais em conta você paga $2.95 p/ mês (caso contrate 36 meses)! Neste preço está incluído:

  • Domínio Grátis Por 1 Ano
  • Certificado SSL grátis
  • $50 de crédito pra gastar com Marketing

A empresa não possui servidores no Brasil, mas seu site não vai sofrer nenhum atraso estando hospedado nos EUA! Principalmente para Blogs padrões. Clique no link abaixo e confira os planos de hospedagem:

Bluehost

2) Siteground – Nossa recomendação

Esta é a empresa de hospedagem que usamos em quase todos os nossos Blogs (este que vc está lendo inclusive) e lojas virtuais.

Recentemente, nós migramos nossos sites que estavam hospedados na Goddady para Siteground. Nossa experiência com Goddady foi muito decepcionante, especialmente no quesito atendimento ao cliente.

Quando mudamos pra Siteground a diferença foi gritante. A plataforma é incrivelmente mais simples e intuitiva. O serviço de atendimento ao cliente é impecável.

Você registra o seu domínio, escolhe seu plano de hospedagem e seu site está no ar em minutos.

O plano mais em conta sai por $3.95 e vem com certificado SSL grátis. Confira no link abaixo:

>>>> Hospedagem WordPress da SiteGround <<<<

Contratando domínio e hospedagem

Não se preocupe se você não tem muita segurança com seu inglês. Nós vamos te acompanhar passo a passo. Em qualquer ponto do tutorial, se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com a gente em info@partiunegocioonline.com.

Escolha seu Plano

Ao clicar, no link acima você vai ser levado para a seguinte página:

plano de hospedagem da SiteGround
Escolha o plano da sua hospedagem SiteGround

Não há problemas em começar com a opção mais em conta. Você sempre pode fazer o upgrade quando seu site estiver recebendo o número de visitas adequado.

Registre seu domínio

Após escolher seu plano será levado à página de registro de domínio:

Tutorial SiteGround
Registre Seu Domínio

Caso seu domínio esteja mesmo disponível, SiteGround vai te dar os parabéns e seguir com o registro. Agora você só precisa entrar com seus dados no formulário como mostra a figura abaixo:

Tutorial SiteGround
Abra a sua conta na SiteGround

Contratando o serviço de hospedagem

Efetue o pagamento em seguida:

Tutorial SiteGround
Escolha o DataCenter em Chicago, EUA.

Lembre-se de escolher a localização do Data Center em Chicago, nos EUA. Esta é a localização dos Data Centres da SiteGround que fica mais próxima do Brasil.

Isso é tudo! Agora você já garantiu o seu domínio e contratou a sua hospedagem.

Sobre Hospedagem Compartilhada

Os planos básicos de todas as companhias de hospedagem da atualidade oferecem hospedagem compartilhada. Isso significa que outros websites estarão residindo no mesmo servidor do seu website.

Dessa maneira, a companhia pode colocar sites demais hospedados em um servidor sem os recursos suficientes e isso pode deixar seu Blog mais lento e pesado.

A vantagem da SiteGround é que mesmo na opção mais em conta da hospedagem compartilhada, os recursos são bons o suficiente para que seu Blog tenha um ótimo desempenho.

Passo 3) Instalando o WordPress

Depois de efetuar o pagamento você receberá sua confirmação e poderá logar na sua área de cliente (Costumer Area).

Assim que você logar pela primeira vez, você verá um pop-up com te perguntando se você quer instalar um novo website na sua conta.

Escolha a primeira opção (Start a new Website) e clique no logo do WordPress. Aqui você escolherá seu nome de usuário e senha para o administrador da página. Guarde estes dados!

Tutorial Siteground - admin log in
Clique para instalar o WordPress e escolha login e senha para o administrador do seu Website

Logo após escolher um nome de usuário e senha, você poderá adicionar qualquer serviço extra. Nós recomendamos somente a instalação do WordPress. Nenhum serviço extra é necessário por agora.

como começar um blog de sucesso - tutorial
Confirme a instalação do WordPress

Isso é tudo!

Como criar um Blog do zero - SiteGround Brasil
Todos os passos para a instalação do WordPress foram concluídos

Nós avisamos que a instalação era simples.

Você verá a seguinte tela e já poderá entrar no painel de controle do seu Blog!

Passo 4) Design do Blog

Agora você pode finalmente começar a pensar no design do seu Blog. Primeiramente faça login no painel WordPress do seu site.

Digite http://seudominio.com/wp-admin no navegador. Você verá a seguinte página:

Como criar um blog, tutorial
Faça login no painel WordPress do seu site

Mudando a língua do Painel para português

A instalação original provavelmente virá na língua inglesa. Mas para mudar é simples. No menu à esquerda, clique em:

Settings -> General

Encontre “site language” e troque a língua para Português do Brasil.

Escolhendo o Tema pro seu site

Em WordPress, o Tema é um template ou layout pré-definido que será o esqueleto do design pro seu blog.

Um tema do WordPress pode ser inteiramente ou parcialmente customizado, dependendo da sua fluência com a linguagem de programação, CSS, etc. Dependendo se o tema é grátis ou pago.

Para começar, nós recomendamos o Schema Lite (Grátis), da MyThemeShop, que é um tema leve, rápido e preparado pra SEO (Search Engine Optimization).

Para baixar o tema visite a página do Schema Lite e faça o Download do arquivo “.zip” (clicar em “Download” e depois em “Download without support”).

Instalando o tema

Agora que vc tem o tema no seu computador, volte para o seu painel e clique em “Aparência >> Temas” no menu vertical do lado esquerdo.

Logo em seguida clique em “Adicionar novo” no topo da tela e depois “enviar tema” para fazer o upload do arquivo .zip que vc acabou de baixar. Clique em “instalar” e depois em “ativar”.

Parabéns. Agora vc tem um tema customizável e está pronto para lançar seu blog.

Escreva seu primeiro post

Pronto pra escrever seu primeiro artigo?

Ótimo. Clique em “Posts” no menu do lado direito. Logo depois clique em “Adicionar novo” e você verá a seguinte tela:

Editor Gutenberg - Como criar um post no wordpress
Editor Gutenberg versão 5.1

Agora tudo o que vc precisa fazer é adicionar seu título e mandar ver no texto.

Quando você estiver finalmente pronto é só clicar em publicar. Voilà, você agora é oficialmente um blogueiro.

Tutorial pra blogueiros - como criar um blog de sucesso do zero
Seu primeiro artigo está pronto

Isso não é tudo. Agora você precisa se familiarizar com WordPress. Explorar a imensa plataforma de plugins, deixar seu site eficiente, rápido e seguro, etc.

Pra isso não perca nossas próximas postagens aqui. Vamos cobrir tutoriais pra WordPress, indicar as melhores ferramentas e etc.

Deixe um comentário neste post caso fique alguma dúvida, pergunta ou observação.

Leave a Reply